Perguntas Frequentes
  • O que é a Opto?

    A Opto é o novo serviço de streaming da SIC, onde podes ver os melhores conteúdos nacionais da televisão portuguesa, e não só. Desde programas de entretenimento como filmes, séries e novelas, como os melhores programas, documentários e rubricas de informação com a qualidade e o rigor jornalístico SIC e SIC Notícias.

    Através da Opto podes assistir a:
    - Programas originais exclusivos disponíveis apenas na Opto.
    - Programas originais exclusivos, incluindo “Prisão Domiciliária”, “Esperança”, “O Clube” e “A Generala”, disponíveis apenas na Opto.
    - Programas emitidos na SIC nos últimos 30 dias em, bem como à sua emissão em direto.
    - Em alguns países também poderás ter acesso aos programas emitidos na SIC Notícias nos últimos 7 dias, bem como à sua emissão em direto. Consulta a lista de países elegíveis para mais informações.
    - Antestreias de novos episódios das novelas da SIC na véspera de serem emitidos na televisão. O 1º e último episódio das novelas SIC, não estarão disponíveis em antestreia, serão disponibilizadas após emissão na SIC.
    - Compactos de informação diários, com diferentes durações para se adequar à sua medida.
    …e não só.

    Poderás assistir a tudo isto através do website opto.sic.pt e/ou da aplicação Opto disponível para smartphones e tablets Android ou Apple, em Chromecast, nas smart TV da LG e através da Apple Tv. Em breve também poderás ver através dos dispositivos Android TV.

  • O que posso ver na Opto?

    São mais de 4000 horas de conteúdos disponíveis em qualquer lugar e a qualquer momento, onde podes assistir:
    - Aos programas emitidos na SIC nos últimos 30 dias, bem como à sua emissão em direto.
    - Em alguns países também poderá ter acesso aos programas emitidos na SIC Notícias nos últimos 7 dias, bem como à sua emissão em direto. Consulte a lista de países elegíveis para mais informações.
    - Antestreias de novos episódios das novelas da SIC na véspera de serem emitidos em antena.
    - Programas originais exclusivos de ficção nacional, incluindo “A Lista”, “Prisão Domiciliária”, “O Clube”, “Esperança” e “A Generala”.
    - Programas originais exclusivos dos principais humoristas portugueses, como César Mourão, Bruno Nogueira, e Ricardo Araújo Pereira, entre outros.
    - Documentários e rubricas informativas da SIC como “Centenárias”, “Mercado Negro” e “5+” (exclusivos Opto), “Polígrafo”, “Grande Reportagem”, “Casos de Polícia” e “Reportagem Especial”, entre outros.
    - Acesso a compactos de informação diários, de 10, 15, e 20 minutos.
    - Filmes portugueses, como a trilogia “Na Porta ao Lado”, “O Lampião da Estrela”, “O Filme do Bruno Aleixo”, entre outros.
    - Todos os episódios e temporadas das novelas líder de audiências em Portugal, como “A Serra”, “Amor Amor”, entre outras.
    - Todos os episódios de algumas séries que fizeram história na televisão portuguesa e marcaram uma geração, como “Médico de Família”, “Gato Fedorento”, “Floribella”, e muito mais.
    - Séries estrangeiras com qualidade Opto.

    Experimenta já para descobrir todos os conteúdos disponíveis.

  • Quanto custa?

    A Opto tem um custo de €9,99 por mês ou de €69,99 por ano (equivalente a 5,83€ por mês).

  • Posso usar a minha conta de utilizador Nónio ou da Impresa para usar a Opto?

    Sim. Se já tens uma conta para aceder aos sites SIC, Expresso, ou outro site com login Nónio podes utilizar as tuas credenciais de acesso já existentes.
    Se não te lembrares da tua palavra-passe seleciona a opção “Esqueceu-se da palavra-passe?” e segue as instruções.

  • Em que dispositivos posso ver?

    A Opto está disponível no website opto.sic.pt, em aplicações disponíveis para smartphones e tablets Android (via Google Play e App Gallery) ou Apple (via App Store), smart tv LG (modelos com sistema operativo webOS com versão 4.0 ou posterior ), Apple TV (modelos da 4ª geração ou superior) e também em dispositivos Chromecast ou com serviços Chromecast integrados (requer um smartphone ou tablet Android ou Apple com a app Opto instalada).
    Brevemente estará disponível também, nas smart TV da Samsung (modelos com sistema operativo Tizen v3.0 ou posterior), smart tv com sistema operativo Android TV (modelos Sony e alguns modelos de outras marcas) e em boxes com sistema operativo Android TV.

    Estamos a trabalhar para trazer a Opto para todos os teus dispositivos. Fica atento às novidades.

  • Em que países não é disponibilizada a OPTO nas smart TV da LG?

    Em todos os países Africanos e do Médio Oriente.

  • Em quantos dispositivos posso ver em simultâneo?

    Podes ver até 2 dispositivos em simultâneo.

  • Em que países não é disponibilizada a emissão em direto e as gravações automáticas do canal SIC Notícias?

    Em Portugal, França, Suíça, Canadá e Luxemburgo.

  • Tenho um código promocional para ativar. Como o posso fazer?

    Podes ativar o teu código promocional na área Configurações > Planos e Códigos de Promoção, em opto.sic.pt.

  • Como posso ver os conteúdos na Opto antes da sua estreia na emissão da SIC?

    Os conteúdos de antestreia são disponibilizados na Opto na véspera da sua transmissão na emissão da SIC. Para aceder procura pelo programa na categoria “Antestreias” ou procura pelo nome do programa em questão através da funcionalidade Pesquisa.

    Esta funcionalidade não estará disponível para o primeiro e último episódios de uma temporada.

  • Como posso ver as gravações automáticas dos últimos 30 dias da SIC e dos últimos 7 dias SIC Notícias?

    Selecione a opção “Em direto”, disponível no ecrã inicial. Em seguida, no ecrã da emissão ao vivo, seleciona a programação do canal através do ícone respetivo, e escolhe o programa que deseja ver.

    Por uma questão de direitos internacionais de transmissão, alguns programas poderão não estar disponíveis para visualização em gravações automáticas quando te encontrares fora de Portugal.

    Em Portugal, França, Suíça, Canadá e Luxemburgo a totalidade da programação da SIC Notícias - incluindo as suas gravações automáticas - não se encontra disponível.

    Só é disponibilizado acesso às gravações automáticas dos programas emitidos desde a data em que acedeu ao Opta pela primeira vez.

  • Como posso retomar a visualização de um conteúdo que já comecei a ver anteriormente?

    Os programas que já começaste a ver e não terminaste ficam guardados na opção “Continuar a Ver”, disponível no ecrã principal.

  • Como posso guardar um conteúdo para ver mais tarde?

    Acede ao ecrã de detalhe do programa e prime a opção “+ A minha lista”.
    Os programas adicionados à tua lista ficam disponíveis na secção “A minha lista”, disponível no ecrã principal da Opto.

  • Como posso ver a emissão da SIC e da SIC Notícias em direto?

    Seleciona a opção “Em direto”, disponível no menu principal ou no ecrã inicial, dependendo do dispositivo que estás a utilizar.
    Em Portugal, França, Suíça, Canadá e Luxemburgo a emissão em direto da SIC Notícias não se encontra disponível.

  • Como posso cancelar a minha subscrição?

    Acede ao website opto.sic.pt e faz login com as tuas credenciais. Em seguida, acede a “Configurações > Informações de Subscrição” e seleciona “cancelar subscrição”.
    O cancelamento da subscrição apenas produz efeitos no final do ciclo de faturação em curso. Podes consultar a data em que a tua subscrição atual termina neste mesmo ecrã.

  • Como posso recuperar a minha password?

    No ecrã de login da Opto seleciona a opção “Esqueceu-se da sua palavra passe?” e segue as instruções indicadas no ecrã.

  • Como posso alterar o plano associado à minha conta?

    Acede ao website opto.sic.pt e faz login com as tuas credenciais. Depois acede a “Configurações > Planos e Códigos de Promoção > Próximo Plano” e pressiona no ícone de editar, para selecionar um novo plano.

    Se tiveres um plano Premium selecionado a alteração do mesmo apenas tem efeito no final do próximo ciclo de faturação. Podes consultar a data do próximo ciclo de faturação em “Configurações > Planos e Códigos de Promoção > Plano Atual”

  • Como posso ver a Opto na minha televisão?

    A app da Opto já está disponível nas smart TV de marca LG (modelos com webOS 4.0 ou superior, o que equivale à maioria dos modelos comercializados desde 2018)
    Apple Tv (modelos da 4ª geração ou superior), em dispositivos Chromecast ou com serviços Chromecast integrados (requer um smartphone ou tablet Android ou Apple com a app Opto instalada), e em dispositivos com suporte Air Play (requer um iPhone ou iPad). Vários modelos de smart TV já trazem suporte a Chromecast e Air Play integrados de origem. Consulta o manual de instruções ou o fabricante da tua smart TV para confirmar se o teu equipamento é compatível.


    A aplicação Opto também estará disponível brevemente para:
    • Smart tv com sistema operativo Android TV, e na maioria de boxes com sistema operativo Android TV com acesso à Google Play Store.


    Notas: Para teres a melhor experiência em smart TV e boxes recomendamos uma ligação à Internet de alta velocidade, de preferência com ligação via cabo ethernet.
    Para desfrutares da máxima qualidade, todos os componentes, incluindo os cabos HDMI, devem ser compatíveis com conteúdo digital com elevada largura de banda. Para conteúdos em 4K Ultra HD e HDR os ecrãs externos devem ser compatíveis com HDCP 2.2.

    Em África e Médio Oriente a OPTO não está disponível nas smart TV da LG.

  • Posso ver a Opto fora de Portugal?

    Sim.

    No entanto, por razões relacionadas com a gestão de direitos internacionais para alguns conteúdos, alguns programas da emissão ao vivo e das gravações automáticas da SIC e SIC Notícias não estão disponíveis fora de Portugal.
    Em Portugal, França, Suíça, Canadá e Luxemburgo a totalidade da programação da SIC Notícias - incluindo as suas gravações automáticas - não se encontra disponível.

  • Quantos perfis de utilizador posso criar?

    Podes criar até 5 perfis de utilizador.
    Cada perfil de utilizador tem recomendações personalizadas com base nos teus hábitos de visualização. Permite ainda guardar os programas na sua lista para ver mais tarde, e pode facilmente retomar a visualização dos programas na categoria “Continuar a Ver”.

  • Como posso consultar a minha fatura?

    A tua fatura é enviada para o teu endereço de email no início de cada ciclo de faturação.
    Se necessitares do reenvio de uma fatura dos últimos 12 meses podes fazer-nos esse pedido através do e-mail apoio.cliente.opto@sic.pt

  • Quando é renovada a minha subscrição?

    Se tiveres optado por uma subscrição mensal a mesma é renovada mensalmente.
    Se tiveres optado por uma subscrição anual a mesma é renovada anualmente.
    Podes consultar a data de renovação da subscrição em “Configurações > Planos e Códigos de Promoção > Plano Atual”

  • Qual o browser que devo utilizar para ver a Opto no meu computador?

    Podes aceder a opto.sic.pt através dos browsers Chrome, Edge (versão 2020), Safari e Firefox. No entanto app Opto foi otimizada para ser acedida através do browser Google Chrome. Podes fazer download do Google Chrome em https://www.google.com/intl/pt-PT/chrome/.
    Se acederes ao Opto através de um dispositivo Android ou iOS recomendamos que utilizes a aplicação móvel disponível na Google Play Store e na App Store.

  • Quais os dispositivos móveis Android compatíveis com a aplicação?

    A aplicação Opto para Android está disponível para a maioria dos dispositivos Android com a versão 5.0 (Lollipop) ou superior.
    Ainda assim, alguns dispositivos Android poderão não ser compatíveis com o software de protecção de conteúdos (DRM). Se tiveres problemas em ver conteúdos verifica se tens todas as atualizações de software do teu dispositivo e da app Opto em dia. Para mais informações contacta o fabricante do teu dispositivo.
    A aplicação está disponível para dispositivos Android com acesso à Google Play Store e à App Gallery da Huawei.

  • Quais os modelos de iPhone e iPad compatíveis com a aplicação?

    A aplicação Opto está disponível para dispositivos iPad e iPhone com versão iOS versão 10 ou superior.